Facebook
Facebook
Instagram
YouTube
Twitter

A IMPORTÂNCIA DA CONSTELAÇÃO FAMILIAR SISTÊMICA

constelacao-familiar

A Constelação Familiar Sistêmica é um método desenvolvido pelo alemão Bert Hellinger na década de 1990, sofreu influências da Fenomenologia e da Terapia Familiar Sistêmica e foi desenvolvido para intervir em conflitos interpessoais advindos do sistema familiar. É uma técnica de representação grupal que aborda três leis universais que regem o relacionamento humano: as necessidades de pertencimento; de dar e receber e de hierarquia dentro de um grupo.

Pode ser usada na esfera familiar e na esfera profissional para auxiliar na resolução de questões complexas vivenciadas, pode ainda interromper um padrão de repetição transgeracional. Muito além das sessões de terapia, a Constelação Sistêmica consiste no conhecimento do que rege as relações e a influência que os indivíduos exercem entre si dentro de um sistema, suas forças e fraquezas, hierarquia e grau de influência.

A vida pode ser mais leve, mais saudável e mais equilibrada à medida que nos conhecemos melhor e nos dedicamos a obter mais saúde e qualidade de vida. Faz parte da construção de nosso bem estar, cuidarmos de nossa vida pessoal e profissional, de modo que em nossas relações sejamos capazes de perceber a força de nossas ações e atitudes.

Os princípios sistêmicos são aplicados em todos os âmbitos da vida. Atualmente, já existem muitos profissionais atuando nas áreas: Familiar, Empresarial, Judiciário e Educacional.

 

COMO TRABALHAR COM A CONSTELAÇÃO SISTÊMICA

Se você deseja incluir a constelação sistêmica como recurso em sua área profissional ou mesmo desempenhar um novo trabalho, a formação como especialista pode ser uma oportunidade, e mesmo que queira usar os teorias para sua vida pessoal é um recurso de crescimento e evolução para que você se aprofunde em seu autoconhecimento.

O treinamento no método da Constelação Familiar é realizado por módulos (básicos e avançados), sendo a formação realizada por amplo conteúdo teórico-práticos específicos. Trata-se de uma formação sólida que auxilia o profissional, primeiramente, a ver a si mesmo, ou seja, trabalhando a pessoa do profissional.

 

COMO ACONTECE UMA CONSTELAÇÃO FAMILIAR?

A constelação familiar sistêmica pode ser trabalhada em grupo e individual. Há três métodos de participar do trabalho da constelação familiar sistêmica: 1) cliente, colocando sua própria constelação; 2) como representante na constelação de outra pessoa; 3) assistindo à constelação, mas mantendo-se incluído no círculo de pessoas para que os trabalhos fluam.

Seja qual for a posição que se ocupa dentro de um trabalho da constelação familiar, é necessário total entrega e respeito ao exposto no campo de força. Para dar início nas constelações familiares, o cliente apresenta um tema/problema que gostaria de ver resolvido.

O constelador precisará recolher a informação essencial e concreta, sem fazer juízo de valores. Após esta recolha de informação segue-se a decisão sobre os elementos que irão ser configurados na constelação e a partir daí o(s) participante(s) movem-se de acordo com aquilo que espontaneamente sentem ou percebem, a nível físico ou emocional. Os elementos colocados podem ser os representantes da família do cliente ou pode-se colocar um elemento abstrato. Tudo depende do tema/problema colocado pelo cliente.

O papel do constelador / facilitador é o de acompanhar o cliente e ir identificando sua expressão verbal, corporal e emocional, ajuda (facilitando) no desdobramento dessa expressão e na assistência aos movimentos de conciliação, procurando uma imagem de resolução ao problema.

 

TEMAS ABORDADOS PELA CONSTELAÇÃO FAMILIAR

A Constelação Familiar sendo uma abordagem sistêmica pode ser praticada nos relacionamentos pessoais, familiares, traumas, perdas, doenças físicas, emocionais, profissionais, problemas de aprendizagem, hiperatividade, afetividade, vícios e outros problemas emocionais.

A Constelação Sistêmica está em consonância com o novo paradigma da Ciência, e possibilita uma compreensão ampla e profunda dos fenômenos e acontecimentos da vida, podendo, portanto, ser considerada um meio adequado para auxiliar na solução dos inúmeros conflitos que diariamente chegam como demandas familiares e sociais.

Nós somos altamente sociáveis e mantemos relações de interdependência entre nós, por isso fazer bom uso desta abordagem é possível e tão importante. A Constelação Sistêmica é capaz de auxiliar na compreensão (entender e aceitar) o que já se passou e também pode ajudar na busca do que é possível ser feito para alcançar significados novos para histórias de vida e propiciando o desenvolvimento de uma nova postura rumo a evolução e crescimento individual, familiar e profissional.

Facebook
Facebook
Instagram
YouTube
Twitter