|CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TERAPIA FAMILIAR SISTÊMICA
OBJETIVO GERAL
Preparar profissionais para o trabalho com a família em seus diversos contextos sociais, indicando referencial teórico-prático, ferramentas e recursos para elaboração de respostas mais qualificadas no âmbito de nossas intervenções profissionais, para melhor atender as demandas sociais impostas atualmente.
OBJETIVO ESPECÍFICO
– Articular conceitos e instrumentos de teorias sistêmicas de família aos profissionais da área social que têm seu trabalho voltado diretamente a famílias;
– Indicar conceitos das teorias sistêmicas e psicodinâmicas de famílias como referencial teórico e prático aos profissionais sociais como nova e diferente forma de olhar e lidar com famílias;
– Propiciar a reflexão sobre a família de origem do profissional;
– Compartilhar e agregar novos saberes com o objetivo de desenvolver novas competências profissionais o que redundará na ampliação e articulação de conhecimentos e, consequentemente, na melhoria dos serviços prestados, no local de trabalho;
– Fornecer ao aluno subsídios para que profissional e pessoalmente possam reconhecer a natureza das demandas, os modos de vida dos atendidos, suas estratégias de sobrevivência, enfim deter uma nova competência técnica, intelectual e até mesmo pessoal.
PÚBLICO-ALVO
Assistentes Sociais, Psicólogos, Pedagogos, Bacharéis em Ciências Sociais, Humanas, Médicas e Biológicas que tenham em sua prática o trabalho direto com o indivíduo e sua família.
CARGA HORÁRIA
510 horas
COORDENAÇÃO
Prof. Me. Cleonice Peixoto de Melo. http://lattes.cnpq.br/1927677711706139
Cleonice Peixoto de Melo Mestra em Serviço Social PUC/SP pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Terapeuta Familiar, Terapeuta Comunitária e Consultora de Recursos Humanos. Atualmente é Diretora Pedagógica, Professora e Supervisora do CEFATEF – Centro de Formação e Estudos Terapêuticos da Família. Apresenta experiência no trabalho com famílias através de temas como: conflito familiar; Transgeracionalidade, herança familiar. Participa de Congressos Nacionais e Internacionais, Fóruns nesta área, tanto como palestrante como também organizadora dos eventos.
METODOLOGIA
Todas as disciplinas apresentam exposição dialogada, vivências psicodramáticas, projeção visual, projeção de filmes, dinâmica de grupo, apresentação de seminário e simulações de atendimento.
No decorrer desses 25 anos de atuação na formação de terapeutas familiares desenvolvemos uma metodologia inovadora na formação dos profissionais. Uma metodologia participativa com aulas ministradas de maneira inovadora usando recursos atuais como jogos psicodramáticos, sociodrama, estratégias de dinâmicas grupais e psicodrama pedagógico, assimilações que favoreçam a participação e a expressão de sentimentos, que permitem a interação e compartilhamento das experiências na elaboração coletiva do conhecimento.
CONTEÚDO
Pensamento Sistêmico e as escolas de Terapia Familiar I – Abordagens comportamentais
Pensamento Sistêmico e as escolas de Terapia Familiar II – Abordagens Psicodinâmicas
Abordagens de atuação terapêutica
Estágio Supervisionado
Estágio de atendimento social
Metodologia Científica – Orientação de Conclusão de Curso
Abordagens temáticas na terapia familiar
FOFAT – Família de Origem e Família Atual do Terapeuta / Revisão / Supervisão
Atividades Complementares
DOCENTES DO CURSO
Dra. Sandra Regina Borges dos Santos
Dra. Maria Luiza Dias Garcia
Dra. Cristiane V. Moraes Pertusi
Dra. Ingrid Esslinger
Dr. Ricardo Alves de Lima
Ma. Cleonice Peixoto de Melo
Ma. Marisa Barradas de Crasto
Ma. Vera Lucia Lotufo Belardi Neto
Ma. Graça Tessarioli
Especialista Neusa de Oliveira Santos
Especialista Raquel Marra
Especialista Ana Maria de Souza