|CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ATENDIMENTO À PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA FAMÍLIA, NA SAÚDE E NA EDUCAÇÃO.

OBJETIVOS

Instrumentalizar os profissionais nos aspectos relacionados à família, à saúde e à educação e que estão relacionadas à inclusão de pessoas com deficiência, por meio de teorias e práticas que abrangem o trabalho e suas relações com os aspectos sociais, culturais, políticos, jurídicos, médicos, educacionais e éticos.

 

PÚBLICO-ALVO

Profissionais graduados nas áreas de Ciências Humanas, Sociais, Jurídicas e Médicas e demais profissionais com graduação e que se interessem pelo atendimento à pessoa com deficiência.

 

CARGA HORÁRIA

432 horas.

 

COORDENAÇÃO

Ma. Cleonice Peixoto de Melo

 

METODOLOGIA

Aulas expositivas e interativas com vivências e práticas desenvolvidas pelos alunos, focando a valorização da experiência profissional relacionada entre o que se faz e o que se aprende.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

– História e trajetória da pessoa com deficiência.

– Definição e aspectos médicos das deficiências.

– Distúrbios do desenvolvimento.

– Deficiência física.

– Deficiência sensorial.

– Deficiência adquirida.

– Deficiências múltiplas.

– Reabilitação e inclusão.

– Abordagens terapêuticas.

– Cognição.

– Terapias motoras.

– Histórico das garantias e direitos.

– Direitos e garantias constitucionais.

– Legislação federal, estadual e municipal.

– Programas e benefícios sociais.

– Políticas de inclusão no trabalho e na escola.

– Direito de família.

– Família e contemporaneidade uma visão sistêmica.

– A família e a pessoa com deficiência.

– Abordagem estratégica e estrutural.

– O segredo nas famílias da pessoa com deficiência.

– Perdas e luto nas famílias da pessoa com deficiência.

– A resiliência da família e da pessoa com deficiência.

– Violência familiar e a pessoa com deficiência.

– A família e a sexualidade da pessoa com deficiência.

– Exclusão e inclusão na família.

– A pessoa com deficiência no ambiente escolar.

– Acessibilidade e arquitetura universal.

– Comunicação inclusiva.

– Exclusão e inclusão da pessoa com deficiência.

– Socialização e aprendizagem da pessoa com deficiência.

– Cultura e diversidade.

– Protagonismo da pessoa com deficiência.

– Reconotação positiva e o acolhimento à pessoa com deficiência e a família.

– Genograma.

– Rede de atendimento e a equipe interdisciplinar.

– A sexualidade da pessoa com deficiência na saúde e na educação.

– O profissional na assistência familiar: humanização do atendimento.

– Cuidando do cuidador.

– Orientação de trabalho de conclusão de curso.

– Práticas de atendimento.

 

DOCENTES DO CURSO

Dra. Alessandra Freitas Russo

Ma. Cleonice Peixoto de Melo

Me. Luis Antonio da Silva

Ma. Melanie Mendoza

Ma. Marisa Barradas