|CURSO DE EXTENSÃO

CURSO DE EXTENSÃO EM INTRODUÇÃO À TERAPIA COGNITIVA

JUSTIFICATIVA

A maioria dos problemas interpessoais ocorre por dificuldades no processo de comunicação e pela forma como as situações são interpretadas. A demanda de procura por ajuda profissional para resolver as emergências pessoais e interpessoais tem aumentado e está relacionada ao mundo contemporâneo.

Com base nesses dados, a Terapia Cognitiva, cuja base é a visão construtivista, compreende que o ser humano é ativo na construção de hipóteses e teorias sobre o mundo e as coisas. Essa visão de mundo está relacionada à forma pela qual nossas crenças básicas determinam o modo como pensamos e como nos sentimos. Nossos pensamentos têm a capacidade de influenciar nossas emoções e também de serem influenciados por ela.

A proposta desta capacitação é apresentar técnicas e recursos cognitivos para auxiliar o profissional a lidar com essas demandas em seus atendimentos individuais e familiares.

 

OBJETIVOS

Apresentar os princípios fundamentais da terapia cognitiva, bem como estratégias de intervenção capazes de corrigir as distorções relativas aos problemas familiares.

Facilitar as relações familiares.

 

PÚBLICO-ALVO

Profissionais e estudantes nas áreas de humanas e saúde, entre eles: psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, psicopedagogos, terapeuta ocupacional, etc.

 

LOCAL

Av. Pompéia, 2094, Perdizes. São Paulo – SP (próximo à estação Vila Madalena do metrô).

 

CARGA HORÁRIA

64 horas.

 

Turma 1

Aulas semanais às sextas-feiras, das 19h00 às 22h00.

Turma 2

Um sábado por mês, das 8h30 às 17h30.

 

COORDENAÇÃO

Profª. Neusa de Oliveira Santos.

 

METODOLOGIA

Aulas expositivas e interativas, com vivências e práticas desenvolvidas pelos alunos, focando a valorização da experiência profissional relacionada entre o que se faz e o que se aprende.

 

AVALIAÇÃO

O aluno será avaliado em cada módulo pela participação na aula e pelos trabalhos efetuados.

O aluno deverá completar no mínimo 75% da carga horária oferecida pelo curso e assinar a lista de presença.

A coordenação e os professores serão avaliados pelos alunos através de formulário específico.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

– Introdução à Terapia Cognitiva.

– Principais objetivos: resolução de problemas, flexibilidade cognitiva e reestruturação cognitiva.

– Apresentação dos modelos de ansiedade e depressão.

– Identificação da queixa do paciente e de sua família.

– Principais técnicas cognitivas e acompanhamento individual e familiar.

– Importância da comunicação na dinâmica das relações.