|CURSO DE EXTENSÃO

CURSO DE EXTENSÃO EM GENOGRAMA – UM RECURSO PARA ATENDIMENTO

JUSTIFICATIVA

Na contemporaneidade, o trabalho com famílias tem apresentado, cada vez mais, a necessidade de o profissional buscar inovações para sua atuação eficiente. As demandas atuais exigem do profissional a busca por qualificações específicas que contribuam na intervenção numa perspectiva humana e consubstancializada.

Nesse viés, a perspectiva sistêmica considera o sujeito humano não como um ser isolado, mas como um ser rodeado de relações que estão ligadas às questões biológicas, culturais e emocionais. O genograma torna-se uma ferramenta que viabiliza uma leitura mais ampla da família e de seus relacionamentos nas várias gerações familiares, facilitando a visualização rápida para levantar hipóteses e realizar intervenções mais assertivas.

 

OBJETIVOS

Instrumentalizar o profissional para desenvolver com maior destreza a identificação das demandas apresentadas pelas famílias que o procuram e elaborar diagnósticos e estratégias de ações mais eficientes.

 

PÚBLICO-ALVO

Psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, psicopedagogos, bacharéis em ciências sociais, humanas e biológicas que tenham em sua prática o trabalho direto com o indivíduo e sua família.

 

LOCAL

Av. Pompeia, 2094-Perdizes. São Paulo (próximo ao Metrô Vila Madalena).

 

CARGA HORÁRIA

40 horas.

Semanal: às quartas-feiras feira das 19h às 22h

COORDENAÇÃO

Cleonice Peixoto de Melo

 

METODOLOGIA

Aulas expositivas e interativas com vivências e práticas desenvolvidas pelos alunos, focando a valorização da experiência profissional relacionada entre o que se faz e o que se aprende.

 

AVALIAÇÃO

O aluno será avaliado em cada módulo por meio de participação na aula e de trabalhos efetuados.

O aluno deverá completar no mínimo 75% da carga horária oferecida pelo curso e assinar lista de presença.

A coordenação e os professores serão avaliados pelos alunos por meio de formulário específico.

 

CONTEÚDO

Introdução ao genograma, pensamento sistêmico, ciclo vital.

Projeção multigeracional, padrões relacionais e de comportamento.

Construção, aplicabilidade e interpretação.

Revisão e fechamento.