|CURSO DE CAPACITAÇÃO

CURSO DE CAPACITAÇÃO EM TÉCNICAS DE ELABORAÇÃO DO PIA – PLANO INDIVIDUAL DE ATENDIMENTO: O PIA COMO INSTRUMENTO DE GARANTIA DE DIREITOS

JUSTIFICATIVA
A presente proposta tem como justificativa a necessidade de levar informação, instrumentalização e orientação de técnicas acerca da temática apresentada.
O PIA é um instrumento estratégico, portanto, uma importante ferramenta profissional que possibilita o próprio técnico visualizar com mais assertividade o andamento de cada caso sob sua responsabilidade e acompanhar o seu cotidiano profissional.
Além disso, na área da infância e da adolescência, ele é exigido por lei.  E deve ser apresentado em forma de relatório de PIA, para o magistrado que esteja acompanhando o processo da criança ou do adolescente que estejam nas seguintes situações: abrigamento institucional ou cumprimento de medida socioeducativa.

OBJETIVO GERAL
Viabilizar conhecimento necessário para o uso do instrumento PIA no exercício cotidiano profissional, compreendendo sua importância e utilidade na viabilização de direitos sociais.
Instrumentalizar os profissionais de forma ética, metodológica e técnica para o exercício profissional utilizando-se dessa ferramenta para viabilização e estratégias de garantias de direitos.

PÚBLICO-ALVO
Assistentes sociais, psicólogos, pedagogos e demais profissionais.

 METODOLOGIA:
Aulas expositivas e dialogadas com referências teóricas acerca do tema que será ministrado, bem como, exercícios práticos com casos verídicos, instrumentos metodológicos elaborados, com vistas a orientar e a esclarecer a elaboração do PIA bem como dos seus respectivos relatórios.

CARGA HORÁRIA
40 HORAS

 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Definição do que é o PIA, como deve ser feito e para que se deve elaborá-lo.
O objetivo do PIA.
Os procedimentos necessários na elaboração do PIA.
Eixos estruturantes do PIA.
Orientações técnicas para elaboração do PIA e do relatório do PIA.
Instrumento metodológico elaborado pela proponente para facilitar a elaboração do PIA.
Sugestão de estrutura metodológica de relatório de PIA.
Elaboração com casos práticos para registrar o PIA.