|CURSO DE CAPACITAÇÃO

CURSO DE CAPACITAÇÃO EM TÉCNICAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS

JUSTIFICATIVA

As organizações sociais vêm atuando na defesa de causas das esferas sociais, econômicas, ambientais e políticas. Uma porcentagem significativa do mercado de trabalho é composta por uma variada gama de profissionais que atuam nessa área. No Brasil, um número crescente de fundações privadas e associações sem fins lucrativos emprega trabalhadores assalariados e voluntários que respondem pelos serviços oferecidos aos públicos que atendem. Nessa perspectiva, o domínio de ferramentas de gestão social, por esses profissionais, é imprescindível para a garantia da qualidade de atendimento e sustentabilidade organizacional.

O profissional formado neste curso deverá ser capaz de: elaborar e implementar projetos sociais de forma empreendedora e participativa, usando ferramentas do planejamento social e explorando diversas possibilidades dentro da sua realidade socio-ocupacional, com vistas a melhorar a qualidade e a garantir a sustentabilidade das intervenções sociais. E, também, sistematizar processos de monitoramento e avaliação dos planos, programas e projetos em execução no seu espaço de trabalho. E, por fim, orientar outros profissionais a elaborarem projetos sociais.

 

OBJETIVOS

Possibilitar subsídios técnicos operativos, teórico metodológico, de como desenvolver projetos sociais no âmbito de sua pratica profissional, seja o aluno atuante na execução de serviços, planejamento ou gestão social.

Elaborar e implementar projetos sociais e de intervenção de forma empreendedora e participativa, usando ferramentas do planejamento social, com vistas a melhorar a qualidade de vida das pessoas, grupos e comunidade que possam estar empreendendo ações.

 

CARGA HORÁRIA

60 horas

 

COORDENAÇÃO

Flaviana Aparecida de Melo

 

METODOLOGIA

Aulas expositivas e interativas com vivências e práticas desenvolvidas pelos alunos, focando a valorização da experiência profissional relacionando o que se faz e o que se aprende.

 

PÚBLICO-ALVO

Pessoas que têm interesse em atuar em organizações públicas, privadas e do terceiro setor e que desejam aprimorar seus conhecimentos.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Planejamento estratégico.

Técnicas de elaboração de projetos sociais.

Sistema de monitoramento e avaliação de projetos.