NÚCLEO FAMILIAR NO TRATAMENTO DE DEPENDÊNCIA DE DROGAS

tratamento-contra-as-drogas-na-zona-oeste

SOBRE O NÚCLEO FAMILIAR NO TRATAMENTO DE DEPENDÊNCIA DE DROGAS

Na sociedade contemporânea o conceito de família está relacionado com um conjunto de crenças e valores, que atuam diretamente na formação de seus indivíduos, através de experiências vividas e vivenciadas por seus membros. Esses fatores e influências ditam de que forma esse conjunto social irá interagir junto ao grupo onde vive e a qual pertence. Portanto, a família pode ser considerada como a base da sociedade e garantia de que haverá vida pessoal e social equilibrada. Porém, esse mesmo ambiente pode se tornar nocivo nas situações em que um de seus membros apresenta comportamentos que se tornam nocivos ao grupo familiar, podendo inclusive, gerar casos que comprometem o indivíduo psicossocialmente.

Nos atendimentos sociais de família realizados no CEFATEF, nos deparamos com casos em que um ou mais de seus membros apresentam envolvimentos com uso de drogas, e por se tratar de um núcleo familiar, os demais familiares apresentam um mecanismo de codependência. Essa percepção se valida nos dados recentes da OMS em relação ao aumento no número de casos de dependência química encontrados na sociedade.

Partindo das informações acima, percebemos que o atendimento familiar necessita da criação de um núcleo familiar no tratamento de dependência de drogas, que vise o acolhimento e atendimento das famílias e do dependente, formação educacional, núcleo de pesquisa e consultorias para empresas públicas e privadas.

OBJETIVO

Oferecer serviço de acolhimento e atendimento das famílias e do dependente, formação educacional, núcleo de estudo e pesquisa e consultorias para empresas públicas, privadas, terceiro setor.

PÚBLICO ALVO

Empresas públicas e privadas, ONG´s, Terceiro Setor, Institutos e Profissionais que atuam com famílias e dependentes das áreas da Saúde, Biologia, Química, Educação, Justiça, Segurança Pública, Serviço Social, Psicologia, Sociologia e áreas afins.