CURSO DE EXTENSÃO EM INTRODUÇÃO A TERAPIA COGNITIVA

JUSTIFICATIVA

A maioria dos problemas interpessoais ocorre por dificuldades no processo de comunicação e pela forma como as situações são interpretadas. A demanda de procura por ajuda profissional para resolver as emergências pessoais tem aumentado. Essa demanda está relacionada a um mundo contemporâneo pautado nas emergências pessoais e interpessoais.

Com base nesses dados, a Terapia Cognitiva que tem como base a visão construtivista, compreende que o ser humano é ativo na construção de hipóteses e teorias sobre o mundo e as coisas. Essa visão de mundo está relacionada à maneira que nossas crenças básicas determinam o modo como pensamos e como nos sentimos. Os nossos pensamentos têm a capacidade de influenciar as nossas emoções e também de serem influenciados por ela.

A proposta desta capacitação é apresentar técnicas e recursos cognitivos para auxiliar o profissional a lidar com essas demandas em seus atendimentos individuais e familiares.

OBJETIVOS

Apresentar os princípios fundamentais da terapia cognitiva bem como estratégias de intervenção capazes de corrigir as distorções relativas aos problemas familiares e facilitar as relações familiares.

PÚBLICO ALVO

Profissionais e Estudantes nas áreas de humanas e saúde, entre eles: Psicólogos, Assistentes Sociais, Pedagogos, Psicopedagogos, Terapeuta Ocupacional, etc.

LOCAL

Av. Pompeia, 2094 Perdizes São Paulo (próximo ao Metrô Vila Madalena).

CARGA HORÁRIA

64 horas.

Turma 1 – Semanal: 6ª feira das 19h00 às 22h00.

Turma 2 – 1 sábado por mês das 8h30 às 17h30.

COORDENAÇÃO

Prof.ª Neusa de Oliveira Santos

METODOLOGIA

Aulas expositivas e interativas, com vivências e práticas  desenvolvidas pelos alunos. Focando a valorização da experiência profissional relacionada entre o que se faz e o que se aprende.

AVALIAÇÃO

O aluno será avaliado em cada módulo através da participação na aula e pelos trabalhos efetuados.

O aluno deverá completar no mínimo 75% da carga horária oferecida pelo curso e assinar lista de presença.

A coordenação e os professores serão avaliados pelos alunos através de formulário específico.

CONTEÚDO

Introdução à Terapia Cognitiva

Principais Objetivos: Resolução de Problemas, Flexibilidade Cognitiva e Reestruturação Cognitiva.

Apresentação dos modelos de Ansiedade e Depressão

Identificação da queixa do paciente e de sua família

Principais técnicas cognitivas e acompanhamento individual e familiar

Importância da comunicação na dinâmica das relações

CONCLUSÃO
OBSERVAÇÕES