CURSO DE CAPACITAÇÃO EM DESENHO DIRIGIDO NO ATENDIMENTO À CRIANÇA E O ADOLESCENTE

JUSTIFICATIVA

Através do desenho dirigido, visa-se ter uma melhor compreensão da relação entre a criança, o adolescente e sua família. O desenho dirigido contribui para que o profissional observe como a criança e o adolescente pensa, interage e se expressa. O curso também apresenta técnicas e recursos para ser utilizada no acolhimento e atendimento à criança e o adolescente para os profissionais de diversas áreas.

Partindo do exposto dividimos o curso em teoria e prática com leitura de alguns desenhos de crianças e adolescentes e vivências de como acolher e atender.

OBJETIVOS

Capacitar o profissional na leitura e interpretação do desenho dirigido, proporcionando técnicas e recursos para uma atuação eficiente no atendimento à criança e o adolescente.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Apresentar recursos e vivências para o atendimento à criança e o adolescente.

Caracterizar a especificidade do desenho dirigido através de entrevistas prévias com a criança, o adolescente e familiares.

Reconhecer nos recursos formais e informais utilizados a sensibilidade da criança em relação às pessoas que a cercam, o mundo que vive e convive.

Apresentar recursos para avaliar aspectos relacionados à leitura do desenho de acordo com diferentes ferramentas e perspectivas

PÚBLICO ALVO

Profissionais que trabalham no atendimento de criança, adolescente, família e educadores.

LOCAL

CEFATEF – Av. Pompéia, 2094

CARGA HORÁRIA

40 horas

Curso semanal 4ª feira das 19h00 às 22h00

COORDENAÇÃO

Prof. Maria Teresa Peixoto de Melo Manetti.

METODOLOGIA

Aulas expositivas e interativas, com vivências e práticas desenvolvidas pelos alunos, focando a valorização da experiência profissional relacionada entre o que se faz e o que se aprende.

AVALIAÇÃO

O aluno será avaliado em cada módulo através da participação na aula e pelos trabalhos efetuados.

O aluno deverá completar no mínimo 80% da carga horária oferecida pelo curso e assinar lista de presença.

CONTEÚDO
  • Conceito de Experiência de Aprendizagem mediada na leitura e interpretação do desenho
  • Definir o papel do mediador
  • Conceito de Avaliação de como a criança expõe sua individualidade e em relação com a família a qual habita
  • Análise de ferramentas utilizadas para o estudo do desenho
  • Recursos para avaliar questões relacionadas com o desenho e textos propostos, levando em consideração o comportamento durante as atividades propostas.
  • Diagnóstico a partir de todo contexto analisado
CONCLUSÃO

 

OBSERVAÇÕES