Mensagem da Comissão Organizadora

O CEFATEF – Centro de Formação e Estudos Terapêuticos da Família e a UNIFIL – Centro Universitário Filadélfia – com muita honra, tem o prazer de comunicar a realização do II Congresso CEFATEF e UNIFIL, tendo como tema principal – A Família: Novos Paradigmas, Desafios e Práticas, que ocorrerá entre os dias 17, 18 e 19 de Maio de 2019, no Nikkey Palace Hotel em São Paulo-SP.

O II Congresso pretende promover um diálogo profissional entre as mais diversas áreas do saber visando compartilhar conhecimentos e práticas terapêuticas entre profissionais que atuam com as famílias em seus contextos sociais e clínicos. O evento será realizado com temas que abordem desde a saúde mental, dependência química, violência doméstica, famílias de pessoas com deficiência, diversidade e sexualidade; traumas, desastres e catástrofes; perdas, luto e suicídio, educação e tecnologia, entre outros campos afins. E serão apresentados por meio de palestras, trabalhos científicos, workshops, sociodrama e mini-cursos.

Nossa intenção é que todos os profissionais das áreas de humanas e sociais, da saúde e da educação, cada vez mais, tenham acesso a saberes que sejam capazes de agregar em suas práticas cotidianas novas habilidades e competências, fornecendo-lhes ferramentas e recursos para que sua atuação, efetivamente atendam plenamente as demandas que lhes são impostas pelas famílias que lhes procuram.

Estes profissionais tem suas ações legitimadas pelas famílias por eles atendidas; e por isso mesmo a necessidade da elaboração de repostas mais qualificadas, do ponto de vista operativo. A contemporaneidade vem exigindo múltiplos saberes dos profissionais, não só para entender a pluralidade dessas novas configurações familiares, como ainda com a responsabilidade da transmissão desses saberes.

Para tanto, é preciso um conhecimento mais profundo das trajetórias pessoais e coletivas com o objetivo de alcançar respostas novas, para um velho e enraizado problema, que é atender as demandas familiares. Porém, a necessidade de mudanças em todos os segmentos sociais é sentida em todas as camadas da população. É preciso atenção aos novos paradigmas existentes e que definem em grande parte qual será a visão deste novo mundo. Visão que norteará a construção do entendimento profissional diante dos desafios sociais que afetará diretamente às famílias e a sociedade.

O II Congresso CEFATEF e UNIFIL, através de sua Comissão Organizadora, está empenhado em trazer a presença e participação de profissionais e pesquisadores renomados que atuam com famílias para prover, contribuir e ampliar, através de discussões e debates, as práticas profissionais que vão complementar e enriquecer as técnicas de atuação a todos que tenham seu trabalho voltado ao indivíduo e a família.

Vamos trabalhar de forma incansável para promover a troca de conhecimento entre todos os participantes para uma atuação mais eficaz junto às famílias em seus diversos contextos.

Um forte abraço,

Roberto Cavalini
Presidente do II Congresso CEFATEF e UNIFIL

Eleazar Ferreira
Reitor da Unifil

Cleonice Peixoto de Melo
Coordenadora da Comissão Científica

 

São Paulo, 17, 18 e 19 de maio de 2019.
Reserve esta data em sua agenda!

 

Objetivo:

Promover o diálogo e compartilhar conhecimentos e práticas terapêuticas entre os profissionais que atuam com as famílias em diversos contextos sociais

 

Comissões:

Comissão de CoordenaçãoComissão OrganizadoraComissão Científica

Cleonice Peixoto de Melo

Fabiane Moraes de Siqueira

Roberto Cavalini

Fabiane Moraes de Siqueira

Graça Margarete de Sousa Tessarioli

Luis Antônio da Silva

Maria Luiza Dias Garcia

Marta Elena de Souza Reis

Paulo Tessarioli

Roberto Cavalini

Rose Cristina Neira

Cleonice Peixoto de Melo

Fabiane Moraes de Siqueira

Graça Margarete de Sousa Tessarioli

Luis Antônio da Silva

Paulo Tessarioli

Maria Luiza Dias Garcia

 

FAÇA AGORA SUA INSCRIÇÃO!