ACOLHIMENTO E ESCUTA ATIVA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES INSTITUCIONALIZADAS

JUSTIFICATIVA

O acolhimento institucional está previsto pelo ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente como uma medida provisória de proteção integral à criança e o adolescente em situação de risco e vulnerabilidade social desde de que esgotada todas as possibilidades com a família de origem e extensa. Com as novas diretrizes as instituições de acolhimento devem realizar no prazo de dois anos o retorno familiar e comunitário.

Para tanto é imprescindível que o profissional esteja preparado para lidar com situações de extrema vulnerabilidade e dor emocional na qual envolvem histórias de vida fragilizadas que necessitarão ser ressignificadas e acolhidas através de uma escuta acolhedora e diferenciada.

OBJETIVOS 

-Qualificar os profissionais que atuam com crianças e adolescentes acolhidos institucionalmente para uma escuta diferenciada e oferecer subsídios técnicos e legais para o acompanhamento e plano de trabalho com crianças e adolescentes institucionalizados.

PÚBLICO ALVO

Profissionais que atuam em programas ou serviços de acolhimento institucional para crianças e adolescentes.

CARGA HORÁRIA

40 horas.

COORDENAÇÃO

Fabiane Moraes de Siqueira

METODOLOGIA

Aulas expositivas e interativas, com vivências e práticas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Conceito de desenvolvimento infantil

O acolhimento institucional e familiar: Proteção Integral, convivência familiar e comunitária.

A criança, o adolescente e a família: A importância da busca pela história de vida.

A construção de um ambiente facilitador no processo da escuta e do acolhimento da criança e adolescente em situação de vulnerabilidade social.

Competências técnicas, desafios, planejamento e monitoramento para construção do PIA.

Participação da criança, adolescente e família na construção do PIA e sua relação com as audiências concentradas.

Atuação Interdisciplinar e o trabalho em rede.

Preparação para o retorno à família de origem ou para o processo de adoção.

Cuidando do cuidador.

DOCENTES DO CURSO

Fabiane Moraes de Siqueira